-
Arquitetos: Waterford City Council Architects
- Área: 1500 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Philip Lauterbach
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Museu Medieval de Waterford é um novo marco arquitetônico e importante destino turístico no sudeste da Irlanda. O Museu está localizado no bairro urbano, a parte mais antiga da cidade de Waterford e em seu coração cultural vibrante, conhecido como O Triângulo Viking. Ele abriga uma magnífica coleção de artefatos e vários eventos públicos.
Uma grande variedade de edifícios medievais do século 18, 19 e 20 compõem o entorno do museu em uma forma de "U" com a extremidade aberta voltada diretamente para fachada da Catedral.
O objetivo foi projetar um edifício que iria fortalecer a característica do tecido urbano histórico e, ao mesmo tempo, criar de algo novo que contrasta com a arquitetura existente.
A fachada frontal é projetada de uma forma semi-circular, aerodinâmica, que é se conecta à parte de trás da Catedral, criando uma ligação entre as duas belas praças. A fachada curva é como um grande quebra-cabeça - não há duas pedras iguais, cada uma é única e individual. Mais do que uma fachada de um edifício, é uma escultura arquitetônica em larga escala. Uma escultura de seis metros de altura, a figura de 'The Lady Waterford' esculpida em pedra é baseada em uma figura do século 13 encontrada durante as escavações arqueológicas no local.
Na entrada principal, os painéis de vidro oferecem vistas para o palco dos coristas, cuidadosamente conservado abaixo.
Um dos desafios do projeto foi incorporar a estrutura medieval do Salão dos Coristas ao novo edifício. Layout interno foi fortemente influenciado pela forma ddo terreno e dos edifícios adjacentes. Há quatro níveis para o edifício: dois níveis acima do térreo com galerias de exposições e teatros, o nível térreo, com um espaço multifuncional que fornece acesso direto ao Salão dos Coralistas. O piso térreo integra o hall de entrada, a loja do museu e a recepção.
A estrutura é inteiramente de concreto moldado no local. A paleta de materiais ficou restrita ao concreto, ao carvalho, ardósia e a pedra Dundry da fachada.
Em 2014, o Museu recebeu o Prêmio LAMA de Melhor Edifício Público e de Melhor Projeto de Patrimônio, bem como o Prêmio Internacional Civic Trust 2014.
O sucesso deste projeto deve-se à colaboração de pessoas de diversas origens: arquitetos, artistas, historiadores, engenheiros e artesãos. Este amálgama de diferentes disciplinas dentro da equipe permitiu alcançar este resultado único. O edifício foi projetado em casa pelos arquitetos do Waterford Council, Rupert Maddock, Bartosz Rojowski e Agnieszka Rojowska. Agnieszka e Bartosz agora trabalham de forma independente no recém criado ROJO-Studio Architects.